Hoje convivemos com tecnologia de ponta e evolução acelerada, com isso a construção naval ganhou espaço evolutivo de matérias primas em peças para barcos. Agora vamos entender como são feitas algumas peças para barcos e sua composição no quesito matéria prima e finalidade de uso na construção de um barco.

Chapas Duralumínio Naval para barco. O duralumínio  (de Düren) de maior interesse industrial,  é formado por 93,2 a 95,5% de alumínio, 3,5 a 5,5% de cobre, 0,5 a 0,8% de magnésio e, em alguns tipos, silício. Para se obter essas ligas é necessário utilizar um alumínio de alta pureza, requisito que tem levado ao desenvolvimento de diversos processos de obtenção desse metal, todos baseados na redução da alumina extraída da bauxita, o mais abundante minério de alumínio.

A tradicional liga de alumínio, o duralumínio (conhecida também como alumínio-cobre-magnésio), pode ser endurecida por um tratamento estrutural (maturação ou envelhecimento) que a torna utilizável na fabricação de as ligas de alumínio e magnésio empregadas em peças para barcos e  construção naval, graças a sua elevada resistência à corrosão e soldabilidade; que desempenham papel importante na indústria automobilística, devido a sua elevada resistência mecânica e peso reduzido, assim como na fabricação de componentes elétricos.

Peças para barcos em categoria fundidos, temos a alça de alumínio para proa de barco. Ele apresenta características como, ser uma matéria prima bem maleável, leve (densidade abaixo de 5g/cm3) e muito resistente à corrosão. É um dos metais mais versáteis, pois, a partir dele, pode-se confeccionar,  peças de barcos, painéis coletores de energia solar e muitas outras coisas.

O alumínio assim como o duralumínio é produzido, basicamente, a partir da bauxita. Processo de produção difícil, pois exige muita energia elétrica. A bauxita de cor marrom-avermelhada deve sofrer um processo de purificação para que se possa extrair a alumina (Al2O3) de outras substâncias, como, por exemplo, o óxido de ferro 3 (Fe2O3). Para tanto, pode-se utilizar o processo Bayer.

 Acompanhe nosso blog e saiba tudo sobre peças para barcos. Acesse nosso site, e conte com atendimento online ou ligue grátis 0800-6064500 e encontre peças como Perfis de alumínio através de nosso orçamento rápido.