As carretinhas ou reboques são uma boa opção no transporte de cargas de diversos tipos e tamanhos. Procuradas principalmente em época de férias e feriados prolongados, as carretinhas podem ser usadas para levar desde a bagagem da sua família até transportar animais, lanchas, materiais para construção, alimentos e outros.

Considerando que a capacidade de armazenamento de um veículo comum é baixa, as carretinhas podem ser vistas como ‘uma mão na roda’ para os viajantes e aventureiros. Existem diversos modelos e preços de carretinhas, e claro, isso é variado de acordo com a capacidade e a necessidade do que deseja transportar.

Porém, antes de definir o melhor modelo para seu trajeto, é importante verificar alguns itens e regras de bom uso para que tudo ocorra bem.

Normas e legislação

O reboque deve ser registrado e licenciado no DETRAN (Departamento de Trânsito) da sua cidade, dessa forma, o mesmo deve possuir placa e documentação. O motorista que transportará a carretinha deve se atentar para o peso bruto total (PBT) que irá carregar e também para o modelo e capacidade do engate escolhido.

Pode-se alegar como peso bruto a soma dos pesos da carga, do veículo e da unidade acoplada. Os veículos com a soma da carga de até 3.500kg podem ser dirigidos por motoristas inscritos na categoria B. Já os motoristas com veículos de até 6 mil quilos devem possuir carteira na categoria tipo C; acima desse peso a categoria deve ser E.

Outro cuidado que o condutor deve ter ao escolher o modelo da sua carretinha é verificar se o fabricante está homologado no Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, existem alguns itens que são considerados equipamentos obrigatórios para as carretinhas, são eles:

  • Protetores das rodas traseiras;
  • Lanternas – esse item deve estar em bom estado;
  • Lanternas delimitadoras;
  • Lanternas laterais (dependendo das dimensões).
  • Freios de estacionamento e de serviço;
  • Luzes de freio;
  • Iluminação da placa;
  • Setas – devem estar em perfeito estado por conta da segurança do condutor e dos demais na pista;
  • Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

A escolha do engate deve ser feita com muita atenção e cuidado, você pode encontrar algumas dicas e informações aqui mesmo no blog, basta acessar o post ‘Como escolher o engate correto’.

O site da Trazer trabalha com alguns produtos mencionados acima, inclusive os engates e lanternas que são itens obrigatórios quando o assunto é carretinha. Acesse nosso site, conheça nossos produtos e faça um contato online agora mesmo. Estamos te esperando!