Do que as lonas são compostas?

As lonas de PVC geralmente são compostas por laminado(s) em sua(s) superfície(s) e no verso ou meio possui uma tela de reforço. Alguns termoplásticos geralmente apresentam-se somente laminados, sem o tecido para o reforço.

Características de produção das lonas de PVC.

As lonas de PVC são produzidas e compostas por medidas balanceadas de resina + plastificantes + cargas e aditivos. Estas medidas são misturadas e fundidas em um equipamento térmico apropriado para essa fusão obtendo o laminado. Um ou dois laminados normalmente são acoplados à tela de reforço, restando apenas o controle de qualidade e as características finais para serem acertadas.

Por que utilizar PVC?

Porque a composição do PVC (policloreto de vinila) é uma resina bastante versátil e de ótima relação custo/benefício. O fato do PVC utilizar receitas variáveis pode ser facilmente alterado, uma lona de PVC pode ser translúcida ou opaca, grossa ou fina, mais, ou menos flexível, mais durável ou mais econômica, podem ser tencionadas, enfim pode ser feita da forma que desejar.

Motivos que podem ressecar lonas.

O PVC por estarem expostas as intempéries diariamente, como raios ultravioletas do sol, chuvas ácidas carregadas de outras substâncias da atmosfera, pode contribuir e muito o envelhecimento do material, assim acelerando o processo de exsudação (sair de dentro para fora) dos plastificantes contidos nas lonas. Em consequência disso, acontece o que chamamos “ressecamento”. A vida útil de uma lona é de aproximadamente dois anos, mas que pode ser maior se tomar alguns cuidados de limpeza e conservação for observado.

Cuidados simples para a conservação das lonas de PVC.

Cuidados simples podem alterar o estado de conservação das lonas como, lavagens periódicas com água abundante, sabão ou detergente neutro e escova de cerdas macias. Nunca deve se usar solventes fortes como acetona, thinners, acetatos e nem componentes fortemente ácidos e alcalinos.

Caso seja utilizado jato de água na limpeza das lonas, mantenha um distância mínima de 30cm, temperatura inferior a 80°C e pressão menor que 1500 psi. No caso de manchas persistentes, pode se usar querosene, solução 1:30 de água, em situações de uso do cloro, enxaguar em abundância.

Caso as lonas precisem passar pelo processo de adesivagem ou de impressão, é recomendada a limpeza com álcool isopropílico (desengordurante). Assim seu trabalho ficará bem bonito e duradouro.

Critérios um profissional deve utilizar no instante de escolher uma lona no mercado?

E muitos tipos de lonas no mercado, geralmente, o ideal é ter um fornecedor parceiro, obtendo dele tanto a matéria prima necessária, como a prestação de auxílio técnico para a realização dos projetos a serem desenvolvidos.

Lonas PVC

lonas-tendas

Trazer Distribuidora parceira no fornecimento de lonas, conexões e peças para o seu projeto em tendas. Acesse nosso site ou ligue 0800 604 2700, agende uma visita que esclarecemos todas suas dúvidas.